Como fazer arroz na panela elétrica

Para iniciar o processo, tire a medida do arroz, como de costume, em uma xícara. A panela elétrica possui uma vasilha que pode ser removida, ponha o arroz nessa vasilha da sua panela.

Existem alguns modelos de panela elétrica que já vem com medidor, se for o caso da sua, não utilize a medida da xícara, a não ser que já esteja acostumado. O conteúdo de uma xícara de arroz gera, em média, quase metade da medida da panela.

Como fazer arroz na panela elétrica

  1. Depois que separar a medida do arroz, é hora de lavá-lo. Com a própria vasilha removível é possível fazer esse processo. Cada panela tem a sua recomendação, mas a maioria delas indica que deve se utilizar água fria.
  2. É importante prestar atenção à quantidade de água que irá ser colocada na panela. Para panelas elétricas, a indicação é utilizar o mesmo tanto que você usou para a por na vasilha removível, acrescentando meia xícara a mais de água, ou seja, 1 xícara e meia de água.
  3. Caso queira colocar mais de uma xícara, será sempre necessário medir a quantidade proporcional, pois, tal qual se faz na panela comum, o arroz pode ficar muito mole e todo grudado.
  4. Depois de por a água, ponha o arroz na panela e o processo de cozimento se iniciará.
  5. Não é necessário levantar a tampa para verificar se arroz está bom ou não, pois, este equipamento possui o procedimento próprio que avisa quando o alimento tiver pronto.
  6. Se a tampa da panela ficar sendo aberta, o vapor emitido pela panela pode prejudicar o cozimento e estragar o arroz. Quando a panela atinge 100o C, automaticamente, a panela se desliga.